APOSTILA DE HISTÓRIA PARA O ENEM GRÁTIS
História no Enem
Uma
das áreas de conhecimento abrangidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio é
Ciências Humanas e suas Tecnologias. Esta parte da prova engloba as disciplinas
de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A cada ano, a avaliação investe
mais no caráter interdisciplinar, o que significa que uma única questão pode
ser composta por um tema que transita por todas essas disciplinas. Esta é uma
grande tendência da Educação brasileira que visa desenvolver o comportamento
ético e a visão de mundo dos estudantes. Para isso, faz-se uso de recursos
variados, como documentos, cartas, livros e gravuras. As questões do Enem geralmente
estão relacionadas a aspectos da identidade e da cultura, com discussões
temáticas sobre Estado, direitos, evolução tecnológica, comportamento,
cidadania e democracia.
Desde
a reformulação do Enem, em 2009, a preocupação dos estudantes aumentou com a
avaliação. A grande quantidade de questões, os dois dias de prova, a redação e
o caráter interdisciplinar são aspectos que exigem mais dedicação nos estudos
e, principalmente, a habilidade de articular informações. No que se refere ao
conteúdo de Ciências Humanas e suas Tecnologias, o candidato deve ser capaz de
recorrer a tudo que estudou no decorrer do Ensino Médio para melhor interpretar
os enunciados das questões propostas. Em geral, essas questões são compostas de
longos enunciados com linguagem mais erudita, o que exige mais atenção e
concentração. O estudante atento consegue identificar a resposta no próprio
enunciado. Por isso, uma dica para esses exercícios é ler primeiro a questão
proposta, pois vai ajudar a direcionar a leitura do enunciado com mais clareza.
Acerca
especificamente das questões de História no Enem, algumas características podem
ser apresentadas e condutas orientadas. Assim como as outras disciplinas de
Ciências Humanas e suas Tecnologias, a prova de História também é composta por textos
longos e rebuscados que exigem boa leitura e interpretação e articulação com os
conteúdos estudados no Ensino Médio. Mas o diferencial é saber relacionar
acontecimentos antigos com temas atuais relativos ao mesmo assunto. Assim,
algumas questões partem de temáticas exploradas em eventos contemporâneos para
avaliar sobre o conhecimento do passado. Naturalmente, o sentido oposto também
é explorado. Tendo em vista essas características e exigências, o candidato
deve se habituar à leitura, explorando e se acostumando com textos mais
extensos e complexos. Caso contrário, não conseguirá manter o foco durante a
prova, que já é cansativa por sua própria extensão. Em caso de enunciados muito
longos, lembrar-se de ler primeiro a pergunta para direcionar a leitura do
texto e identificar mais facilmente a resposta, que pode estar bem clara. Este
recurso evita que a primeira leitura do enunciado seja muito
descontextualizada. Mas, claro, é importante ler o enunciado quantas vezes for
preciso para consolidar sua compreensão, afinal, ele é fundamental para a
resposta. Não se pode esquecer também de ler a referência do texto apresentado
ou das imagens e gravuras. Nelas estão contidas informações sobre datas e
autoria que facilitarão a identificação de eventos e de contextos históricos.
É
preciso estudar bastante o conteúdo, pois ele é o fundamentador das reflexões.
Por exemplo, questões que abordam o direito ao voto podem articular conteúdos
sobre Revolução Francesa, Brasil Republicano, Coronelismo e Diretas Já.
Questões pertinentes ao desenvolvimento do capitalismo e o surgimento das
classes sociais podem explorar conhecimentos sobre a Era Vargas, Liberalismo,
Socialismo, Comunismo, Anarquismo e Revolução Russa.
Avaliando
a prova de História do Exame Nacional do Ensino Médio desde sua criação, em
1998, os temas mais recorrentes, em ordem, são: Brasil República; Era Vargas;
Segunda Guerra Mundial e Brasil Colônia; Militarismo no Brasil, Escravidão e
Idade Média; e Guerra Fria, Revolução Industrial e Liberalismo. Todos permitem
uma ampla abordagem relacionada a fatos atuais e é recomendável que se tenha
atenção especial com eles. Também são sempre cotadas para aparecer questões
sobre Egito e Mesopotâmia, Grécia e Roma, Renascimento, Reforma Religiosa,
Antigo Regime, Independência da América Espanhola e Nazifascismo. É preciso
estar sempre atento aos fatos da atualidade para enriquecer as análises na
avaliação. Dois acontecimentos recentes, em especial, tendem a aparecer na
prova. O primeiro deles envolve a instalação da Comissão da Verdade, que pode
exigir reflexões sobre memória nacional, ditadura militar e democratização.
Outro destaque está relacionado à eleição do Papa Francisco, que pode oferecer
questões dedicadas a toda a história da Igreja Católica, com temas sobre seu
poder, Cruzadas, interferência no Estado, inquisição e reformas religiosas.
Em
resumo, a grande sugestão para a prova de História e de Ciências Humanas e suas
Tecnologias no Enem é muita leitura. Não só do conteúdo do Ensino Médio, mas de
livros variados, revistas e jornais. Uma prática com muitos benefícios para a
avaliação e também para a vida.
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